by - 29 julho


Hoje a minha mãe faria anos.

Que melhor dia haveria para iniciar uma nova fase na minha vida literária com uma grande novidade?
Foi devido à morte da minha mãe que me virei para a escrita e ainda mais para a leitura. Estaria à procura de um porto de abrigo? De me abstrair do mundo real e penetrar noutros mundos que me tirassem a dor do que acontecera?
É provável que sim. 
A verdade é que foi algo natural, algo que senti dentro de mim que queria sair do meu corpo, da minha alma. A dor fora tanta, tão dilacerante, que precisava de me concentrar em algo que me tirasse da dura realidade em que me encontrava. Escrever e ler aliviou muito o meu sofrimento. Fez-me ver que a vida continua e que, mesmo que estejamos no fundo do poço, haverá sempre uma escada algures. Resta-nos procurá-la na escuridão. Há quem demore mais que outros e até há quem nunca a encontre. Mas a literatura e o desporto foram a luz que me guiou para fora do poço e do abismo de que muitos não conseguem fugir. Mas eu consegui.
Foi na literatura que aprendi que por muito mal que estejamos, por muito encurralados e magoados, há sempre uma forma de recuperarmos da tristeza e de voltarmos a ser felizes. 
Hoje a minha mãe faria anos. A vida, por vezes, é madrasta e injusta, mas foi precisamente a minha mãe que me apresentou o mundo da literatura e do Harry Potter, ao oferecer-me o primeiro livro da saga. E que bem que ela fez. Sem ela saber, deu-me a fórmula que me permitiu superar a sua morte e perceber como o podia fazer da melhor forma. Harry Potter é uma história que mostra a luta tempestuosa entre o bem e o mal, entre o fazer o que está certo e o que é fácil. É a prova de que todas as nossas decisões têm consequências, por vezes devastadoras. É uma história de amor e de amizade. É uma constante lição de vida, de como devemos aceitar todos os que são diferentes e que esses são, inclusivamente, ainda mais especiais e de valor. Mostra que se lutarmos muito podemos atingir aquilo que nos propusemos a alcançar. É uma história de superação da perda dos pais, de amigos e familiares, rumo ao bem maior e à felicidade. É mostrado que, por muito tortuoso que o caminho na luta contra a escuridão possa parecer, será sempre mais fácil se não estivermos sós e se tivermos quem nos ajude e caminhe ao nosso lado. São inúmeros os exemplos de pessoas que superaram momentos muito maus das suas vidas graças a estes sete livros magníficos. Eu fui apenas mais uma.
A escrita sempre foi muito importante para mim. Foi o meu porto de abrigo. Foi um farol que me permitiu focar em algo que realmente valesse a pena. É por isso que nunca desisti de lutar pelos meus livros, nem por condições de publicação e divulgação melhores para chegar a cada vez mais leitores. Sinto que, se desistisse perante todas as dificuldades que já encontrei nestes anos, estaria a falhar não só com vocês, meus queridos e estimados leitores, mas para com a minha mãe. E isso não pode ser.
Quero muito partilhar histórias convosco, histórias que vos façam sorrir, emocionar, acelerar o coração e que vos façam pensar na vossa vida, nas vossas atitudes ou na relação com os outros.
A verdade é que a vida pode ser bastante simples se formos todos bondosos.
A grande novidade que vos queria contar hoje é a seguinte:
Assinei um contrato de agenciamento com a Agência das Letras.
A Agência das Letras é uma agência literária recente, mas recheada de pessoas empreendedoras e conhecedoras do meio editorial como poucos. O meu agente, João Gonçalves, ir-me-á guiar e ajudar rumo ao meu objectivo. Mas, para isso, precisarei de vocês. Vocês, meus amigos leitores, são a alma desta aventura literária, deste meu querer em escrever cada vez mais e melhor e de partilhar histórias convosco. 
O importante, agora, é o facto desta ser uma nova fase com a qual estou muito entusiasmado.
E sei que, com o vosso apoio, tudo será possível. Obrigado por tudo! 
Conto convosco para darmos um novo impulso a esta aventura literária? 
Leiam, comentem e partilhem. Esta é a base para o impulso que pretendo dar convosco.
Espero ter novidades nos próximos meses e, brevemente, conto ter algumas surpresas. Até lá, irei preparar tudo com o máximo de cuidado sem nunca perder o foco e a razão de escrever. E de como tudo começou.
Hoje a minha mãe faria anos. 
Parabéns, Mãe.
Sempre vosso,
Bruno M. Franco

You May Also Like

10 comentários

  1. Excelente texto!!! Muito sucesso para esta nova etapa da tua vida, que continues sempre a olhar para o teu farol e que consigas realizar os teus sonhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Cláudia. Farei sempre de tudo para lutar pelos meus sonhos!

      Eliminar
  2. Bruno, fiquei mesmo muito feliz com esta novidade.
    Lembro-me de ir ao lançamento do teu livro"Contagem Decrescente" e fiquei apaixonada quando o li.
    Se uma agência apostou em ti é porque mereces o esforço e o talento que tens!

    Continuação de muito sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Raquel.
      Tenho a certeza que, se gostaste tanto do "Contagem Decrescente", vais gostar ainda mais do que aí vem!
      Obrigado pelo apoio, estou mesmo muito feliz.

      Eliminar
  3. É usual dizer-se que 'quando se fecha uma porta, uma janela se abre'.
    Fico feliz porque encontrastes a tua janela aberta.
    Que a vida não te tem sido fácil? não de todo.
    Mas nada na vida o é! Mas quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro.
    Depois do malogrado dia, tivemos que remar contra a maré, tu a Neuza e eu.
    Não foi um esforço solitário, mas sim com muita solidez familiar. Mais ou menos visível.
    Esforço árduo, mas que por fim deu frutos.
    Tua irmã e tu conseguiram, mesmo amputados de um membro muitíssimo importante, singrar e alcançar os objetivos a que vos propuseram.
    Caráter, abnegação e inconformismo, tudo ficou demonstrado, e bem!
    Agora, com o pensamento sempre no Além, vão prosseguir o vosso caminho, ele vai continuar com novas matrizes, e com mais pessoas.
    Como contador de estórias, faceta que já não é de agora, estamos todos expectantes pela publicação do teu terceiro trabalho. Anseio que, com esta nova parceria, o caminho a percorrer tenha menos engulhos.
    Orgulho, como sabes, é transversal a toda a família e amigos. Logo a tua responsabilidade é maior, não te esqueças.
    Por aquela janela ainda muita felicidade vai passar.
    E o ‘velhote’, como sempre, estará na tua retaguarda, invisível, mas cá!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo. Não tem sido fácil, mas havemos de lá chegar.
      Obrigado, velhote.

      Eliminar
  4. É usual dizer-se que 'quando se fecha uma porta, uma janela se abre'.
    Fico feliz porque encontrastes a tua janela aberta.
    Que a vida não te tem sido fácil? não de todo.
    Lembro-me de ir ao lançamento do teu livro"Contagem Decrescente" e fiquei apaixonado quando o li.
    Abraço
    Pedro (do curso de Alemão)

    Se uma agência apostou em ti é porque mereces o esforço e o talento que tens!

    Continuação de muito sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, Pedro.
      Claro que me lembro de teres ido ao lançamento do "Contagem Decrescente". Foi um prazer ver-te novamente.
      Fico muito contente por teres gostado e por me apoiares.
      Espero retribuir esse apoio com conteúdo de qualidade.
      Grande abraço.

      Eliminar
  5. A tua mãe estará certamente orgulhosa de ti e que melhor prenda de anos lhe poderias dar? Fico muito feliz por esta nova fase da tua vida de escritor e espero sempre por novidades tuas.

    Vi-te crescer e tornares-te um bom profissional e um promissor escritor, sem nunca deixares de ser o "menino" que conheci.

    Muito sucesso, Bruno.
    Cá estou para te continuar a apoiar e seguir.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Alda. Para mim é um orgulho e uma felicidade ainda maior ver pessoas que estão comigo desde o início e que, tanto tempo depois, ainda me apoiam com tanto carinho como tu. Muito obrigado mesmo, Alda! É por pessoas como tu que toda esta minha luta vale a pena.

      Eliminar