by - 14 agosto





No Verão, há poucas coisas melhores do que ir à praia, apanhar sol e tomar banhos refrescantes na água por vezes demasiado gelada do Atlântico. PRAIA é precisamente a Paixão que vos quero apresentar hoje. Eu e a minha esposa temos algumas histórias engraçadas que partilhámos no casamento e que partilho, agora, convosco. Para quem está de férias, aproveitem bem a praia! Podem ler, então, o texto que colocámos na Mesa PRAIA no nosso casamento:



            Boa tarde, caros convidados da Sara e do Bruno. Seja muito bem-vindos à celebração do amor de ambos e, em particular, aqui a esta mesa onde foram colocados e onde o Sol nunca pode faltar.
A Mesa PRAIA!
            A praia sempre foi uma paixão muito grande de ambos e os motivos para tal não faltam. Para quem gosta de praia é fácil enumerar os motivos mais básicos para esta paixão: sol, calor, água fresca (ou gelada!) e areia macia. E, por vezes, as bolas de Berlim.
            É engraçado porque seja no Verão ou no Inverno, os nossos recém-casados adoram ir à praia e até vão com bastante frequência. Obviamente que, no Inverno, frequentam as praias com roupa vestida e apenas para caminhadas à beira-mar, que tão rejuvenescentes são, para apanharem um pouco de sol na cara e para respirarem o ar puro e cheio de maresia que vem do oceano. Eles adoram caminhar (ver mesa Caminhadas), como todos bem sabem, e fazê-lo ao pé do mar, de mãos dadas ou de braço dado, é simplesmente divinal para eles.
            Em dias de frio em que não chova e que não tenham grandes planos, uma ida à praia é sempre um bom programa, principalmente se der para molhar os pés, comer um gelado (ver mesa Gelados) ou ler um livro (ver mesa Literatura).
            Há duas histórias muito engraçadas que se passaram na praia em tempo de Inverno e que gostava de partilhar convosco. Uma delas é a seguinte: quando a Sara e o Bruno se estavam a conhecer, perceberam que a praia era uma paixão que ambos partilhavam (talvez tenha sido das primeiras a surgir entre eles!) e, por isso, iam bastantes vezes caminhar ao pé do mar e falavam, falavam, falavam. Muito falaram eles! Sobre tudo, sobre a vida de cada um, os seus interesses, as suas conquistas no passado, as amarguras, enfim, tudo. Neste contexto, surgiu a Praia de Sesimbra, a favorita da nossa noiva Sara. A tarde já ia longa e o nosso casal aproveitou o sol que ainda flamejava no alto para esticarem uma toalha, deitarem-se lado a lado e desfrutarem do bom tempo. Foi neste dia que aconteceram duas coisas: foi quando o Bruno partilhou com a Sara a primeira música que lhe dedicou, a primeira que lhe fez lembrar-se dela. A música é bem capaz de passar no dia de hoje e chama-se “Wanted”, dos Boyce Avenue. A Sarita ficou toda derretida e emocionada, haviam de ter visto! Oiçam a música e entendam a letra para ficarem a perceber a reacção dela. Mas o grande momento dessa tarde que queria referir foi um momento espontâneo do Bruno. Estavam deitados de lado, a conversar animadamente. Nisto, o Bruno olhar por cima da Sarita, para alguém além dela, sorri e diz bem alto:
- Eu estou apaixonado por esta miúda, sabias?
            Só de pensar na reacção dela não consigo para de rir! Imaginem a surpresa que não foi para ela. Estavam no início da relação, a passear na praia de Sesimbra praticamente deserta, a conversar, quando o Bruno disse repentinamente para alguém atrás dela que está apaixonado por ela! A Sarita abriu a boca e os olhos de espanto, virou-se para trás para perceber com quem estava o Bruno a falar e deixou-se cair na toalha, a rir.
            Atrás da Sarita estava nada mais, nada menos, do que um miúdo que não devia ter mais do que cinco anos. Era um miúdo que eles não conheciam e estava a olhar para eles com um olhar vazio, sem perceber o que se passava. Foi lindo!
            A outra história é fácil de contar: estavam deitados numa toalha a conversar, na praia da Fonte da Telha. Estavam tão distraídos e animados que não deram pela maré a subir. Estão a imaginar o resto, certo? Uma onda mais forte acabou por os alcançar e molhar completamente. Riram-se durante bastante tempo pelo ridículo da situação e ficaram a apanhar sol, o pouco que haveria nesse dia, à espera que as roupas secassem! Já vos aconteceu algo parecido?
            No Verão, é um deleite para os dois irem à praia. Adoram apanhar Sol, mas não daquela forma que muitos fazem em que ficam em posições estratégicas a ver se bronzeiam cada centímetro da pele. Não, isso não. Eles gostam de jogar raquetes, caminhar de uma ponta a outra da extensão da praia, várias vezes, ler um bom bocado e dar mergulhos na água. Quanto muito, podem adormecer ocasionalmente na toalha mas raramente em posições favoráveis ao bronzeamento.
Curiosidades:
- Em 2017 adquiriram uma toalha gigante para os dois, em vez de levar cada um a sua.
- Até o dia de hoje a praia mais frequentada por ambos foi a de Oeiras, próximo da zona de residência da Sara para que o Bruno fugisse ao trânsito habitual da Ponte 25 de Abril, que se entope de pessoas a ir para a Costa da Caparica. Mas algo me diz que a partir deste dia as coisas vão mudar e a praia, ou praias, mais frequentadas por eles vão ser da Margem Sul. Porque será que tenho esta ideia? Ainda assim, as praias favoritas do nosso casal são: Sesimbra, Arrábida e Fonte da Telha.
- No Verão de 2013 e em Junho de 2014 o Bruno trabalhou como Nadador Salvador, curso que tirou por se encontrar desempregado na sua área, Radioterapia (ver mesa Radioterapia) e trabalhou sempre na Fonte da Telha, onde se bronzeou imenso mas em que nunca foi preciso salvar ninguém. Teve sorte de apanhar o mar sempre calmo ou foi fruto da sua prevenção? Nunca saberemos. Felizmente, no início de Julho de 2014 foi contactado pelo IPO e a sua vida de Nadador Salvador terminou nesse dia. Mas nunca irá esquecer a experiência e o conselho que ele costuma dar é o seguinte: mesmo que saibam nadar muito bem, respeitem sempre o mar. Sempre. Até em dia de casório ando a educar pessoas, deviam agradecer aqui ao vosso anfitrião.
- Quando chegam à praia e depois de se despirem, o nosso casal recém-casado costuma pôr protector solar. A parte engraçada é que enquanto que a Sara demora dois, três minutos e colocar o protector no corpo todo, o Bruno ainda vai no rosto! O nosso noivo de hoje demora mesmo imenso tempo a pôr protector. Por vezes deixa a Sara impaciente, caso ela queira muito ir molhar os pés, mas ele afirma que odeia apanhar escaldões e que se orgulha de não ter um há imensos anos. Apesar de ser tão lento, ao menos está a fazer bem à sua saúde, não concordam?
- Outra curiosidade prende-se com um doce que é clássico nas praias. As Bolas de Berlim. Pois bem, de cada vez que vão à praia e passa um vendedor de Bolas de Berlim, a Sara faz sempre questão que o Bruno se aperceba que ele está a passar, seja com uma tossidela ou com um olhar que não o engana. Ela tenta sempre sacar uma Bola de Berlim em dias de praia, mas cabe ao Bruno refrear esse ânimo uma vez que eles concordaram que só comeriam muito ocasionalmente. A maior parte das vezes eles vão à praia sem comer, mas quando decidem que é dia de comerem uma Bola de Berlim (dividida pelos dois), a Sara até irradia felicidade! É uma loucura que só visto! O Bruno afirma que nunca irá perceber essa ligação da Praia com as Bolas de Berlim, mas a Sara sabe bem como essa combinação é especial e fica mesmo feliz quando consegue conjugar as duas coisas. É fácil fazê-la feliz nestas ocasiões.
Pois bem, e vocês? Que praias mais gostam? Já foram às que referi aqui sobre os nossos noivos? Que mais gostam e mais odeiam nas praias? Comentem entre vocês e partilhem as vossas experiências.
            Da minha parte está tudo, cumpri a minha missão de vos receber nesta mesa, neste bonito casamento da Sara e do Bruno.
            Espero que se divirtam muito neste dia tão especial e que aproveitem bem este Verão para se banharem muito nas praias portuguesas, que tão boas são! Usem sempre protector solar.
Sejam felizes.

SARA & BRUNO
01.06.2019

You May Also Like

0 comentários